VISITAS

ADEGAS CASA DE SANTAR

Elemento central das adegas de Santar e designada por sala das barricas, esta nave acolhe a sala de barricas de carvalho francês, onde todos os vinhos tintos e alguns brancos, como os vinhos reserva e os vinhos topo de gama estagiam.
Com um espaço amplo, a organização da sala foi desde sempre pensada para facilitar o trabalho técnico diário por parte dos enólogos.
Ao fundo da sala das barricas encontra-se um alambique de cobre, que em outros tempos servia para produzir as aguardentes desta casa, tão em voga nos princípios do sec. XX, e que revelava um certo estatuto, pois eram poucas as casas que podiam produzir a sua própria aguardente. Apesar de estar totalmente operacional, este alambique é hoje uma peça decorativa que ajuda a contar a história desta adega.

ESPÓLIO CASA DE SANTAR

Junto à antiga sala de provas, onde podemos encontrar uma majestosa lareira, encontra-se a sala de espólio.
Uma sala secular, construída em pedra de granito, a sala mantém hoje as características que apresentava no passado.
O espólio tem como finalidade manter uma temperatura baixa e constante, para melhor conservação dos vinhos que ali repousam, e que colheita após colheita ajudam a contar a história da marca.
No espólio podemos encontrar vinhos de colheitas com dezenas de anos, de grande valor histórico, que são ocasionalmente abertos em momentos únicos e especiais, melhor perceber a história dos vinhos e suas características, de forma a podermos hoje preservar a filosofia da marca, fazendo dos vinhos Casa de Santar, vinhos autênticos, que respeitam o passado e que se perpetuarão no futuro.

VINHAS DE SANTAR

Touriga Nacional, Tinta Roriz, Alfrocheiro, Jaen (nas uvas tintas) e Encruzado, Malvasia Fina, Cerceal Branco e Bical (nas uvas brancas), são algumas das castas que podemos encontrar na vinha: mais de 103 Ha – 90 de castas tintas e o restante de castas brancas.
A marca Casa de Santar não se resume apenas a vinhas e vinhos. A biodiversidade é uma herança e uma constante da mesma. Nela podemos encontrar uma floresta de carvalhos, freixos e choupos, além de trinta espécies de diferentes pássaros, raposas, coelhos selvagens e um pequeno riacho onde podemos encontrar alguns anfíbios, fazendo desta biodiversidade mais um motivo para visitar Santar.

ALTO DA VINHA DOS AMORES

As vinhas Casa de Santar Vinhos estão principalmente ocupadas, pelas castas Touriga Nacional e Encruzado. A maioria da vinha está, desde o ano de 2024, em produção integrada, modo de produção sustentável compatível com a gestão dos recursos naturais –  fauna e flora.
A maior parcela de Santar é a Vinha dos Amores, uma encosta privilegiada em termos de solo e de exposição solar onde se localizam as melhores uvas destas duas nobres castas. A Vinha dos Amores, ganhou esse nome devido a desde tempos imemoriais, ser o principal ponto de encontro de todos os jovens amantes da vila de Santar. Era neste sitio, no pinhal que outrora aqui  estava localizado, que  ocorriam os seus apaixonantes encontros secretos.